domingo, 29 de março de 2015

A POESIA NO MUNDO

 
 
 

A POESIA NO MUNDO


 Quão nobre és tu poesia, és de todos, és do Mundo,
Cantas as alegrias e as tristezas de pobres e ricos,
Não tens cores, nem raças, tens do mais profundo,
Que é a verdade, o amor, a amizade e teus avisos.

Os poetas deitam-se e levantam-se sempre contigo,
Passam noites de vigília a escrever o que inspiras,
Pra dar alegria a quem te lê e assim afastar as iras,
Que os atinge no dia a dia, seu verdadeiro castigo.

Não foras tu, brilhante poesia, as palavras andariam
Dispersas e nunca seriam reunidas em teus versos,
Cantando o belo e o mais singelo das nossas vidas,
Seriam cúmplices da crise, de esperanças perdidas.

Foste enaltecida pelos maiores poetas do Universo,
Camões, Pessoa e Bocage e outros de muito valor,
Os poetas menores também têm por ti muito amor,
Não querem ficar esquecidos nas areias do deserto.

Eu nunca desistirei de ti, nem que seja intimidado,
Pelos detratores que querem que me separe de ti.
Cada vez me sinto mais motivado a não te deixar,
Serás o meu desejo, de por minha pena te cantar.

Ruy Serrano