segunda-feira, 21 de março de 2016

VIVER EM POESIA




VIVER EM POESIA


Hoje será mais um dia do poeta e da poesia
Todos os dias o são, porque o poeta não cansa
Ele apenas descansa, no sabor do mar e da maresia
O poeta e a poesia, de mãos dadas têm autonomia

A poesia surge na mente do poeta, tão inesperadamente
Como a rapidez com que a poesia o desperta,
Não serei uma poeta ou poetiza, como foi Florbela,
Mas contemporânea, ou erudita da poesia gosto dela,

A poesia não se fabrica, mas se critica quem nasceu com ela
A poesia é uma arma poderosa, as palavras têm a força da luz
Pode sentir-se a poesia, sem se ser poeta será isso uma cruz '?
Eu cresci ouvindo, melódicas palavras bem sonantes, e belas

E com muitas dessas palavras eu brincava rimando nelas
Descobri muitos anos depois, que aquilo que eu sentia
E que tantas vezes eu escrevia, se chamava poesia,
E foi assim que ao ler e me encantar, descobri, o que eu lia
Era o meu, o teu, e de muitos poetas, o sonho de viver em poesia.

Joana R. Rodrigues