sábado, 26 de dezembro de 2015

O QUE É A POESIA?




O que é a poesia?


Hoje perguntei
Ao meu pensamento,
Disse-me que eu sabia
Era da alma um chamamento
Escrever e dizer o que sentia
Na hora e em qualquer momento

Não sei se acredite na teoria
Mas afinal o que é a poesia?
Será mesmo algum talento!
Ou o tal chamamento,
Que não tem hora nem dia,

Há dias assim em que as palavras
Se soltam como se fosse magia
Umas saiem outras voltam,
Continuo a não saber o que é poesia,

Eu escrevo aquilo que a minha alma dita
Será isto um chamamento,
Ou apenas gostar da palavra escrita
Eu não sei se é talento, porque é a alma que dita

Gosto de palavras que mostram sentimento
Umas vezes de amor ou apenas louca paixão
Tudo é sentimento ,até a dor e o sofrimento
Mas se ser poeta é escrever o que diz o coração
Eu escrevo mas não sei se é poesia ou não...

Joana R. Rodrigues