quarta-feira, 6 de abril de 2016

OS OLHOS DA PRIMAVERA




OS OLHOS DA PRIMAVERA 


Os olhos da Primavera
No corpo do meu jardim
São os gémeos da quimera
Que eu tenho dentro de mim.

Toda a ansiedade latente
Que navega numa espera
Traça na alma da gente
Os olhos da Primavera.

Bate-nos à alma a saudade
Daquele aroma carmesim
Com vestes de raridade
No corpo do meu jardim.

Se os sonhos da natureza
Nos fazem a vida severa
Pela sua breve aspereza 
São os gémeos da quimera.

E se ao meu redor desponta
Uma tristeza sem fim
Deve-se à névoa sem conta
Que eu tenho dentro de mim.

Os olhos da Primavera
Não sendo assim tão austeros
Dão uma razão que pondera
A justeza dos temperos.

Toda a visão tem dois lados
O “fora” e o “dentro” pensante 
Que o sonho faz entrelaçados
Numa luz determinante.

As coisas de fora são belas
Na mais genuína beleza
Quando da alma as janelas
Nos abrem pr´ à Natureza!

Frassino Machado

In JANELAS DA ALMA