terça-feira, 19 de abril de 2016

CAI CHUVA NA POESIA




CAI CHUVA NA POESIA 


Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração…

Desculpai, ó palavras, desculpai,
Se neste desabafo vai meu lamento,
Rasgo em meu peito aquilo que nele vai
Em réplica a esta chuva e a este vento.

Ao ouvir o triste canto da cotovia,
Que acordou estremunhada p´ la manhã,
Vendo que a cada hora mais chovia
Pantufas pus que são o melhor que há.

Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração!

Todavia, saindo dos meus enfados
Por um curto horizonte à minha volta
Dei uma olhada aos livros e aos mercados
Que ainda existem aqui e ali à solta.

Livros? Nos escaparates só ficção,
Só revistas, romances e atavios,
Jornais, terror… mas a Poesia não
Que o tempo não está p´ ra desafios.

Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração!

- Sim, há qualquer coisinha ali na estante
Mas eu vou ver aqui no computador,
Diz o estagiário, quase provocante,
Conferindo a internet com despudor.

- Tivemos esses livros aqui há dias,
Mas, com certeza, já estão esgotados
Só por encomenda (e algumas mordomias?)
Vai um problema em todos os mercados…

Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração!

- Sabe, é que esta Poesia mete dó
E se houver livros desses, no armazém
Talvez os haja… mas cheios de pó,
Não têm venda, nem mesmo a vintém…

Por estas e por outras, a Cultura
Essa, sim, rodopia como a lesma
E passeia p´ las ruas da amargura
Escancarando a imagem do Sistema.

Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração!

Não acredito que anda por aí azar
Pois de Poesia nada, mesmo nada,
E, pelos vistos, assim vai continuar
Pra desgosto da classe aficionada.

Ai Poesia, ai poetas desgraçados,
Se não chegar por aí uma concórdia
Que faça finca-pé aos tais “mercados”…
Sobeja-nos, quem sabe, a Misericórdia.

Meu lamento se extasia
Qual justo libelo, ou não,
Cai chuva na Poesia
E cai no meu coração!

Frassino Machado

In RODA-VIVA POESIA