quarta-feira, 11 de junho de 2014

PARTIDAS E CHEGADAS




PARTIDAS E CHEGADAS
 

Frassino Machado
(Glosando o mote de Abel da Cunha)


PARTIDA! 
CHEGADA!
Parti daqui a galopar tão leve
Numa alvorada em ferro e fogo vivo...
Mas chego agora duma vida breve
E nem sei onde me apear do estribo.

Abel  da Cunha


Como é tão complicada toda a vida
E entendê-la bem ninguém se atreve
Por isso mesmo, pra encontrar saída,
Parti daqui a galopar tão leve.

Em cada canto há tantas armadilhas,
Ou é-se livre delas ou cativo,
Vê-se para além delas maravilhas
Numa alvorada em ferro e fogo vivo.
..........................

Vê-se p´ la aragem toda a carruagem, 
Quem vai nela, se chove ou se faz neve,
E é dentro qu´ eu me apronto na viagem 
Mas chego agora duma vida breve.

Parto, como se fosse em barco à vela,
Se o vento é forte logo me derribo
Mas se há bonança sinto-me em procela 
E nem sei onde me apear do estribo.

Apenas reconheço uma certeza: 
Ao passar do presente para o futuro
Vivendo a minha vida com firmeza
Hei-de chegar, e bem, a porto seguro!

Frassino Machado

In JANELAS DA ALMA